It Seems Like Old Times
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Sombras De Goya

Dirigido pelo veterano Milos Forman, Sombras De Goya pode ser dividido em duas partes. A primeira (correspondente à primeira metade do filme) é irretocável, assim como seus clássicos Um Estranho No Ninho e Amadeus. A segunda (que corresponde à segunda metade) possuí defeitos e é um pouco arrastada. Mas além de terem a mesma equipe de produção e serem parte do mesmo filme, ambas as partes têm como semelhança o fato de serem belíssimas.

Em 1792, na Espanha, o pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgård, de Piratas Do Caribe) era o artista mais famoso do país, sendo unanimidade entre nobreza e clero. É também nesse ano que a Igreja Católica retoma a prática chamada de Inquérito (interrogações através de torturas) sobre a figura da Inquisição. Após ser vista por um espião da Igreja recusando-se a comer carne de porco, Inês (Natalie Portman) é presa sobre a falsa acusação de ser uma herege adepta ao judaísmo. Musa de Goya e filha de um rico e ilustre comerciante, Inês “confessa” sobre tortura ser uma herege. Nem a intervenção do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem, de Mar Adentro) impede que Inês seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. E são estes personagens e os horrores da guerra (as Expansões Napoleônicas, no caso), que alimentam as pinturas de Goya.

Apesar de ter o genial Francisco Goya como figura central do longa, o filme de Forman não é sobre a vida do pintor, como Amadeus foi sobre a vida do também genial Mozart. Sombras De Goya é sobre seres humanos e sua adaptação aos acontecimentos de sua época, retratados aqui através das práticas da Inquisição e da Invasão Napoleônica sobre a Espanha. Como dito acima, na primeira metade do filme (a luta pela liberdade de Inês) são somente pontos positivos para o diretor. Já na segunda metade (a invasão da Espanha), Forman continua mostrando sua competência, porem é o elenco (o trio principal, especificamente) e a linda fotografia que segura as pontas até os créditos finais.

O espanhol Javier Aguirresarobe (que também realizou um trabalho excepcional como diretor de fotografia em Os Outros) faz aqui um trabalho extremamente competente na fotografia do filme. Stellan Skarsgård e Javier Bardem também estão extremamente bens como Goya e Lorenzo, mas é Natalie Portman que (novamente) possuí o maior brilho entre o trio principal. Portman se encarrega de duas personagens, e nos brinda com uma interpretação brilhante em ambas. Sombras De Goya é arrastado em certo momento, mas demonstra competência de todos os envolvidos, além de ser um belo filme. Nada revolucionário, mas acima de muitos lançamentos atuais.

Nota: 7.5

Daniel Miguel

posted by Revista Nerd @ 07:39  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER