It Seems Like Old Times
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
10 anos de Titanic

Titanic: do fundo do Atlântico para o topo do cinema

Ao meio-dia de 10 de abril de 1912, a maior obra da engenharia náutica até então, partiu do porto de Southampton com 1320 passageiros e 907 tripulantes. O Titanic era a menina-dos-olhos da White Star Line, com 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 53 metros de altura, o navio também dispunha de ginásio de esportes, sala de ginástica, quadra de tênis, biblioteca, bares, orquestra. O colosso dos mares desafiava, nas águas do Atlântico Norte até Nova York, o poder divino, pois como se havia anunciado “nem Deus afunda o Titanic”.

Entretanto, às 23:40 do dia 14 de abril, um iceberg no meio do caminho fez o navio naufragar. O “insubmergível” Titanic foi derrubado por sua grandiosidade e ambição de seus donos e comandante. Às 02:10 da manhã do dia 15 de abril, ele jazia no fundo oceano. Apenas 705 pessoas sobreviveram ao acidente. E na viagem inaugural, uma grande tragédia pôs fim ao sonho de três anos de construção.

Em 1997, oitenta e cinco anos após o naufrágio do Titanic, a história da navio, ganhou contornos românticos e James Cameron criou o filme a ser derrubado. Em 19 de dezembro de 1997, a produção mais cara já feita até aquele momento chegava às telas dos cinemas americanos, cercada de críticas positivas e negativas.

A bilheteria em seu fim de semana de estréia também não foi das melhores, apenas 28,6 milhões de dólares. Entretanto, o romance entre a jovem rica Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet, indicada ao Oscar pelo filme) e o pobre artista plástico Jack Dawson (Leonardo Di Caprio) que ganhou a passagem numa mão de pôquer, comoveu o público e estabeleceu recordes. Foram 15 semanas consecutivas na primeira posição, mais de 600 milhões de dólares arrecadados somente nos EUA.

Além de ser a maior bilheteria nos Estados Unidos, Titanic é a maior bilheteria mundial da história com um bilhão e 845 milhões. Dez anos se passaram, grandes franquias surgiram e ninguém conseguiu bater os números desse gigante dos cinemas. Para se ter uma idéia de tamanha grandiosidade, a bilheteria estrangeira do filme de James Cameron de mais de 1,24 bilhão de dólares é maior que a bilheteria mundial geral de O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, a segunda maior bilheteria da história com 1,11 bilhão, dos quais 377 milhões em território americano.

Se os números das bilheterias constatam a supremacia do Titanic junto ao público, os prêmios serviram para desbancar os críticos que eram opositores da obra. A consagração final veio no Oscar de 1998. Foram 14 indicações e 11 prêmios, incluindo melhor filme e melhor diretor, para James Cameron. Além de melhor canção para “My Heart Will Go On”, interpretada por Celine Dion, que se tornou a música mais tocada mundialmente na época e fez o disco com a trilha do filme ser um dos mais vendidos em diversos países.

O Brasil também não ficou imune ao fenômeno Titanic. A estréia ocorreu em 16 de janeiro de 1998, ficou cerca de nove meses em cartaz e levou mais de 16 milhões de brasileiros aos cinemas.

Agora, dez anos depois e um relançamento de luxo em um DVD com quatro discos, a obra de James Cameron continua navegando tranqüilamente no topo das bilheterias e sendo um dos maiores fenômenos do entretenimento na história.

Fernando Fonseca

posted by Revista Nerd @ 07:29  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER