It Seems Like Old Times
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Procura-se Amy
Procura-se Amy é uma comédia romântica. Simples assim. Vejamos, todos os elementos estão lá: o triângulo amoroso, o casal que não sabe que se ama, a montagem dos momentos felizes da relação, até a briga antes do fim, daquelas em que todo mundo vai pra casa pensar na burrada que fez e descobrir que o amor supera tudo. Mas há algo que o diferencia dos demais: Kevin Smith.

Letrado em cultura Pop, fanático por quadrinhos e cinema, Kevin Smith, em algo que se reflete em seu protagonista em determinado momento do filme, parecia ter algo a dizer e o fez versando não apenas sobre amor, mas sobre cicatrizes de aventuras sexuais, arte final de revistas em quadrinhos, racismo em grandes trilogias de Hollywood ou mesmo ou diferenças de gosto musical entre gays e héteros.

O tal triângulo amoroso aqui envolve Alyssa (Joey Lauren Adams, bonitinha mas com voz que lembra a personagem estridente de Cantando na Chuva), uma lésbica aparentemente convicta que se apaixona por Holden (Ben Affleck), autor de quadrinhos idiotas (e bem sucedidos) que não percebe que o aparente preconceito do amigo, co-morador e parceiro de trabalho Banky (Jason Lee) pode significar algo mais...inesperado.

O filme se desenrola como uma comédia romântica tradicional, com todos os encontros e desencontros típicos do gênero - menos comum é o final agridoce, que injeta maturidade num filme que vez por outra ameaça descambar para a mediocridade. diálogos e referências a cultura pop estão presente em praticamente todas as cenas, dando ao filme aquele ar nerd que, no final das contas, é o que lhe confere personalidade e o diferencia de veículos para Meg Ryan ou Julia Roberts. O filme não tem medo de ser desbocado, e o sexo aqui é mais falado que ptraticado.

Cineasta limitado, Kevin Smith consegue fazer a diferença nos diálogos: Há pelo menos 3 monólogos sensacionais no filme. O último, que sai da boca do personagem interpretado pelo próprio diretor, resume bem o filme e mostra que sim, havia algo a ser dito.

Filipe Ferreira
posted by Revista Nerd @ 09:41  
1 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER